EGO sum res quis custodis nox noctis & is peto decor dimidium atrum

Em Manutenção

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A-HA


a-ha é uma banda norueguesa de synthpop formada pelo vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen.
Após formarem o grupo em 1982, saíram da Noruega rumo a Londres com o objetivo de fazer uma carreira no mundo da música. A origem do nome a-ha surgiu após Mags ter lido este termo num caderno de anotações de músicas e outras composições de Paul. O "a-ha" vem da exclamação "aha!!", no sentido de surpresa ou algo novo; Mags sugeriu este nome para a banda, e Paul gostou da idéia, a medida que eles queriam um nome de fácil memorização e que mais se aproximasse do som da língua norueguesa. Depois de pesquisarem dicionários em várias línguas, o grupo descobriu que 'a-ha' era uma forma internacional de expressar reconhecimento, com conotações positivas. Era uma palavra fácil e pouco utilizada.
Suas canções de maior sucesso são "Take On Me", "The Sun Always Shines On TV", "Hunting High And Low", "Stay On These Roads", "You Are The One" e "Crying In The Rain".
Primeira fase (1986-1994)
O próximo álbum do A-Ha foi Scoundrel days em 1986. Este álbum traz uma sonoridade mais sombria, diferente do anterior. Emplacam os hits "Cry Wolf", "I’ve Been Losing You", "Manhattan Skyline" e, apesar de não ter sido single nem ter recebido um clipe, a faixa-título se tornou um dos maiores clássicos do A-ha e é muito lembrada até hoje.

Mais turnês e grandes parcerias, como a trilha de 007 - Marcado para morte, em 1987. O tema do filme, a música "The Living Daylights" foi um sucesso, chegando ao #5 lugar na Inglaterra, segundo a Official Charts Company.

Em 1988, vem Stay on These Roads, com o A-Ha ambicionando novos ares para a banda. É o terceiro álbum seguido da banda a ficar em #2 na Inglaterra. Trabalho que emplacou nada mais do que 5 hits: a própria faixa-titulo, "The Blood That Moves the Body", "Touchy!", a balada "There’s a Never Forever Thing" (que se tornou mais conhecida no Brasil) e a pop "You Are The One".

Stay on These Roads é o início para o anúncio do disco que o A-Ha considerou como novo caminho: "East of the sun West of the moon" em 1990. Esse álbum ficou longe da popularidade dos anteriores, marcando o começo da pior fases da banda. Esse álbum traz uma sonoridade diferente dos anteriores, dando mais destaque ao piano. Nessa fase o A-Ha coloca 198.000 pessoas no Maracanã em janeiro de 1991 - entrando para o Guinness Book.

Em 1993, Memorial Beach chega influenciado pelas guitarras e não mais pela base do piano, que é considerado pelos fãs um trabalho totalmente destoante dos demais, recebendo muitas críticas e tendo pouca aceitação do público.

Na necessidade de buscar outros ares de inspiração, e se afastar do assédio que nunca foi bem vindo por Mags, Morten e Paul, o A-Ha separou-se em 1994 e seus membros começaram a se focar em atividades solo, mas se reuniram no mesmo ano para tocar nas Olimpíadas de Inverno em Lillehammer, Noruega. Esta apresentação incluiu a canção que eles compuseram para as Paraolimpíadas de Inverno, "Shapes That Go Together".
Fim do A-ha
No dia 08 de outubro de 2009, os integrantes do a-ha anunciaram o fim definitivo da banda, no fim de 2010. Em nota oficial, Morten Harket, Magne Furuholmen e Pal Waaktaar alegaram a vontade de perseguir outros objetivos, como trabalhos humanitários, política, ou novos rumos no campo da música e das artes.Em março de 2010, o A-ha fez sua última turnê no Brasil. A banda se apresentou nas cidades de Bauru, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Fortaleza. O show em Fortaleza, realizado em 20/03/2010, foi o último em solo brasileiro. Na ocasião, os integrantes da banda fizeram questão de agradecer ao público do Brasil.

O trio planeja uma turnê mundial em 2010, a ser encerrada no dia 4 de Dezembro, em Oslo, capital da Noruega (país onde a banda foi criada).

Álbuns

Hunting High and Low (28 de outubro de 1985)
Scoundrel Days (6 de outubro de 1986)
Stay on These Roads (3 de maio de 1988)
East of the Sun, West of the Moon (22 de outubro de 1990)
Memorial Beach (14 de junho de 1993)
Minor Earth Major Sky (17 de abril de 2000)
Lifelines (2 de abril de 2002)
Analogue (4 de novembro de 2005)
Foot of the Mountain (12 de junho de 2009)

Nenhum comentário: