EGO sum res quis custodis nox noctis & is peto decor dimidium atrum

Em Manutenção

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Siouxsie & the Banshees


Origem Londres, Inglaterra

País Reino Unido

Gêneros Post-punk
Rock alternativo
Gothic Rock
New wave
Período em atividade 1976 - 1996, 2002 (reunião)
Gravadoras Polydor Records
Geffen Records

Primeiros albuns

O primeiro single, Hong Kong Garden, foi lançado em 1978 pela Polydor. Alcançou logo o Top 10 Britânico. No mesmo ano, lançam o primeiro álbum também pela Polydor, The Scream, que trazia o cover dos Beatles, Helter Skelter, em estilo punk, além das faixas Overground, Mirage e Metal Postcard - que ganhara uma versão em alemão, cantada ao vivo pela banda, com o nome de Mittageisen.

Em 1979 lançam Join Hands, um álbum ainda no estilo punk. É possível encontrar a canção The Lord's Prayer, na mesma duração e execução que a banda tocou em sua primeira apresentação, no London's 100 Club, além da faixa Icon, outra música conhecida da banda.

Kenny Moris e John McKay saíram da banda e foram substituídos na excursão do segundo álbum pelo baterista Budgie (ex-The Slits) e pelo guitarrista John McGeoch (ex-Magazine). Ainda em 1979 excursionam com Robert Smith, líder do The Cure, que participaria como guitarrista mais pra frente, nos Nocturne (1983) e Hyaena (1984).

Siouxsie que era amiga e namorada de Steve Severin, passa a ser vista cada vez mais com o novo baterista Budgie, até que passam efetivamente a formar um casal.

O Início da Fase Gótica

Em 1979, o pós-punk nascia na Inglaterra, proveniente de bandas como Magazine, Public Image Ltd e Joy Division. A sonoridade melancólica, com o som do baixo em primeiro plano e uso de bateria eletrônica em muitas ocasiões, bem como a utilização de sintetizadores para criar o clima sombrio característico do estilo, também estão presentes na sonoridade de Siouxsie & e Banshees entre 1979 e 1982, que também é considerada uma banda pertecente a este cenário musical que muito contribuiu para o nascimento o rock gótico.

Em 1980, o terceiro álbum é lançado: Kaleidoscope, que contou com a participação do guitarrista Steve jones, do Sex Pistols. Este é o álbum que aponta a transição da banda para o estilo gótico, demonstrando uma sonoridade típica do pós-punk, mas muito mais próxima do gótico. O álbum é considerado até hoje um dos melhores da banda, apresenta composições mais trabalhadas e profundas, e teve uma boa aceitação por parte do púbico, apesar de ter recebido várias críticas. Happy House e Christine emplacaram nas paradas inglesas, e o álbum teve outros clássicos como Red Light. Após o lançamento deste álbum, a banda saiu em sua primeira turnê pelos Estados Unidos.

Juju foi lançado em 1981 e segue a mesma linha do álbum anterior. Merecem destaques as faixas Spellbound e Arabian Knights. No mesmo ano, é lançada a primeira coletânea do grupo, intitulada Once Upon A Time.

A Kiss In The Dream House, de 1982, considerado uma das inspirações para a neo-psicodelia, apresenta uma Siouxsie cantando de forma bem mais suave, em partes devido recomendação médica: na época, Siouxsie apresentava problemas na garganta que poderiam forçá-la a parar de cantar. Este álbum está submerso numa atmosfera onírica, criada graças aos sintetizadores, além de ter referências exóticas. O lançamento deste álbum marcou também mais uma despedida de membros da banda: McGeogh deixa o grupo para se juntar a John Lydon e tocar no Public Image Ltd.

O Fim

O último álbum da banda veio em 1995, Rapture, produzido por John Cale. O lançamento foi seguido por uma grande turnê mundial.

Mas foi em 1996 que veio o encerramento das atividades, após 20 anos de carreira, que coincidiu com a volta do Sex Pistols. No comunicado em que declaram o fim da banda, Siouxsie afirma: Como a indústria musical prepara-se para reviver os primeiros anos do punk, quando confundiam os oportunistas com os protagonistas e assinavam contrato com qualquer coisa com um alfinete de fralda que pudesse cuspir, Siouxsie and The Banshees gostariam de dizer "Obrigado e Adeus."

Nenhum comentário: